sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Premiação do II Edição do Concurso de Redações “Faça Parar o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” aconteceu no dia 22 de setembro

A cerimônia de premiação da II  Edição do Concurso de Redações “Faça Parar o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” foi realizada terça-feira,  dia 22, no Restaurante Cheiro Verde, às 19h.
O concurso, com o tema “Escola e Família no enfrentamento ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes”, foi lançado em maio deste ano e direcionado aos pais, profissionais da educação  e alunos do ensino médio de Chapecó e outros 08 municípios de abrangência da GERED/SDR Chapecó SC, buscando reconhecer a violência sexual contra crianças e adolescentes, para intervir na problemática e viabilizar a capacidade dos próprio adolescentes de modificar a sua realidade, estimulando as denúncias dos casos de violência e incentivando a construção de uma cultura de valorização da infância e da adolescência.
Outra ação prevista pelo projeto foi o desenvolvimento de atividades, junto à comunidade, a partir da mobilização das próprias escolas, como resultado da sensibilização realizada com alunos, pais , professores e demais  profissionais da educação.
 Como resultado desta mobilização aconteceu pedágios, visitas a Escolas Municipais, espaços de convivência de idosos e sócio-educativos de adolescentes, palestras com pais, com alunos do ensino fundamental das escolas estaduais, adaptação de apresentação em festa junina, socialização em encontro de formação de profissionais da educação e publicação em mídia impressa, acessando diretamente em torno de  7 mil pessoas.
A ação é uma inicitaiva do GAPA Chapecó, em parceria com o Fórum Pelo Fim da Violência e Exploração Sexual Infantojuvenil, Rotary Club de Chapecó São Cristóvão , o Governo do Estado de Santan Catarina, através da GERED/SDR Chapecó/SC, com apoio do Conselho da Comunidade da Comarca de Chapecó, Academia Heian DOJO, Ana Eventos,  Associação dos Guardas Municipais de Chapecó, Centro Brasileiro de Cursos – CEBRAC, Cooperativa Central Aurora Alimento, Fundação Aury Luiz Bodanese, Hotel Thermas Ita Resort Spa, Nova Multicomunicação, Restaurante Cheiro Verde, SICOOB Maxi Crédito, UCEFF Faculdades e Vanderlei Azevedo Fotografias
Durante o evento também foi lançada a coletânea de obras dos alunos participantes do concurso.

Dentre as Escolas que participaram que fizeram parte da sensibilização, 16 Escolas entregaram os trabalhos e destes os  ganhadores do II  Edição do Concurso de Redações “Faça Parar o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” são:

Em 3º Lugar:
Aluno: Daiane Caroline Lunelli Felipeto,
Escola de Educação Básica Valesca C. R. Parizotto
Professora Orientadora: Izabel Terezinha da Rosa
Diretor: Daniel José da Silva

Em 2ª Lugar
Aluna: Giovani Gheller,
CEJA – Centro de Educação de Jovens e Adultos
Professor Orientador: Vânia Maria Pedroso
Diretor: Giovani Gheller

1º Lugar
Aluna: Mateus Felipe de Melo Ostroski
Escola de Educação Básica Profª  Irene Stonoga
Professora Coordenadora: Ana Alice Bueno
Diretora: Jaqueline Weiler Brock

No quesito Escola que desenvolver  trabalho inovador sobre o tema, as Escolas classificadas foram:

Em 3º lugar
Escola de Educação Básica Irene Stonoga
Professora Coordenadora: Ana Alice Bueno
Diretora: Jaqueline Weiler Brock

Em 2º lugar
Escola de Educação Básica Luiza Santim
Professora Coordenadora: Nadja Valéria Magno Eberli
Diretor: Ivanor José de Andrade

Em 1º lugar
Escola de Educação Básica Tancredo de Almeida Neves
Professora Coordenadora: Joviane Deininger Schuller
Diretor: Saulo Scapin Durigon




quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Reunião em Brasília (DF)

O Diretor Executivo do GAPA Chapecó, Ricardo Malacarne, esteve em reunião com o Diretor do Programa Nacional de HIV/Aids, Fábio Mesquita, em Brasília (DF), para discutir a situação da epidemia do vírus em Santa Catarina.



GAPA Chapecó no Encontro Nacional do Projeto Advocacy em Saúde

O Diretor Executivo do GAPA Chapecó, Ricardo Malacarne, está participando do Encontro Nacional do Projeto Advocacy em Saúde. Uma das ações dos ativistas do movimento de luta contra a Aids foi a articulação para a formação da Frente Parlamentar Federal de DST, HIV e AIDS.

*O PAS é um projeto do Fórum das ONG/AIDS do Estado de São Paulo (Foaesp), que conta com o financiamento da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde. Para as ações da próxima semana, o PAS conta com o apoio do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS).

Fonte: http://advocacysaude.blogspot.com.br/



segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

GAPA Chapecó recebe mais de R$20 mil da Campanha Troco Solidário Havan

     O Grupo de Apoio e Prevenção à Aids – GAPA Chapecó foi beneficiado pela Campanha Troco Solidário Havan. A entidade recebeu o cheque simbólico no valor de R$23.000,00 na manhã de hoje (19), na loja localizada no centro de Chapecó. O montante foi arrecadado a partir da doação do troco dos pagamentos dos clientes nas lojas Havan da cidade entre os meses de julho e dezembro de 2014. “Esse valor representa um alívio financeiro total para o GAPA”, afirma o presidente da entidade, Dirceu Hermes.
     Das entidades assistenciais de Chapecó que já foram beneficiadas pelo Troco Solidário Havan, o GAPA foi a que recebeu o maior valor. “A contribuição das pessoas confirma a credibilidade dos chapecoenses no GAPA e isso nos deixa muito satisfeitos. Nós imaginávamos que a sociedade iria nos apoiar. Porém, não pensávamos que o resultado seria tão significativo”, comenta Hermes.
     Para estimular e reconhecer o trabalho dos caixas das lojas Havan, o GAPA presenteou os funcionários que arrecadaram maior valor durante a campanha, com vale-presentes. Segundo o presidente, o valor recebido pelo Troco Solidário Havan será investido nas campanhas de prevenção realizadas pela entidade.

O GAPA
     O GAPA Chapecó trabalha há 25 anos a favor dos direitos, do respeito e da liberdade do ser humano. Desenvolve campanhas pensadas estrategicamente para sensibilizar cada perfil atendido pela entidade. Por um lado, o Grupo alcança o seu público, estimulando-os à prevenção, ao autocuidado e à valorização de sua auto-estima. Por outro, a partir da comunicação de massa, são geradas grandes parcerias com as mídias, que asseguram a sensibilização da comunidade para a importância do trabalho do GAPA Chapecó.